Radiciação na prática: como calcular raízes facilmente
- exathosprof
- 1 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
A radiciação é uma operação matemática que faz o caminho inverso da potenciação. Enquanto a potência eleva um número a um expoente, a raiz descobre qual número foi elevado para gerar esse resultado.
Exemplo simples: Se 2² = 4 logo √4 = 2 pois 2 x 2 = 4
Ou seja: 👉 Radiciação = descobrir a base da potência.
Na expressão:

n → índice da raiz
a → radicando
Exemplo:

O índice 2 geralmente não aparece, pois a raiz quadrada é a mais comum.

Assim como qualquer operação matemática, a radiciação tem suas propriedades, elas são extremamente importantes para facilitar os cálculos e resolver problemas complexos, vamos analisar logo abaixo:
1ª - Toda radiciação pode ser escrita na forma de potência com o expoente fracionário.

Para isso precisamos observar que o índice da raiz vira denominador do expoente fracionário (parte de baixo), e a potência do radicando (quando não tiver nada considera 1) vira numerador (parte cima).
2ª - Ao multiplicar índice da raiz e potência do radicando pelo mesmo valor, não alteramos o resultado.

Isso ocorre para que fique mais fácil resoluções onde resolver a potência não resulta em uma raiz exata.
3ª - Quando houver multiplicação ou divisão de raízes de mesmo índice, podemos operar os radicandos e manter a raiz.

Usamos essa propriedade quando percebemos que não há como resolver duas raízes individuais sozinhas mas o produto dela resulta uma raiz exata.
4ª - Potência de raiz.

Basta descer com a potência para o radicando. Obs.: Se a potência e o índice forem um mesmo, um anula o outro.
Em alguns casos, não é possível encontrar o valor da raiz apenas observando o número. Nesses casos, utilizamos a fatoração em números primos, escrevendo o radicando na forma de potência com o mesmo índice da raiz. Isso permite simplificar a expressão e encontrar o resultado de maneira muito mais fácil e organizada.

Obs.: Não pode haver raiz em denominadores, mas isso é uma situação que veremos em fração.
✅ Conclusão
A radiciação é uma operação essencial da matemática e está diretamente ligada à potenciação. Para resolvê-la com facilidade, é fundamental conhecer bem:
As potências
A tabuada
As propriedades da raiz
Com prática, esse conteúdo deixa de ser um "bicho de sete cabeças" e passa a ser apenas mais uma ferramenta poderosa na resolução de problemas matemáticos. 💪📐
Ainda ficou com alguma dúvida?
Caso alguma questão não tenha ficado totalmente clara ou haja interesse em aprofundar o conteúdo, nossa equipe está disponível para auxiliar.
No menu do blog, você encontra a opção de agendamento de aulas particulares. Basta acessar o menu, entrar em contato e escolher o melhor horário para o atendimento.




Comentários