A Regra de Sinais na Multiplicação e Divisão: Por que – com – dá + ?
- exathosprof
- 20 de nov.
- 2 min de leitura
Entender por que "menos com menos dá mais" é uma das dúvidas mais comuns entre estudantes. Este guia apresenta uma explicação simples, lógica e totalmente didática, ideal para quem está começando ou quer finalmente compreender esse conceito sem decorar regras.
Por que existem regras de sinal?
Números positivos e negativos representam sentidos opostos na reta numérica ou situações contrárias, como lucro e dívida, ganho e perda, aumento e desconto. Ao realizar multiplicações ou divisões, não lidamos apenas com valores, mas também com essas direções ou contextos. Por isso, o sinal do resultado depende da forma como esses sentidos interagem.
Entendendo a multiplicação e os sinais
A multiplicação pode ser entendida como uma forma simplificada da soma. Por exemplo: 8 × 3 = 8 + 8 + 8 = 24, assim como –8 × 3 = (–8) + (–8) + (–8) = –24. Nesse ponto já conseguimos perceber por que número negativo multiplicado por positivo resulta em negativo. A dúvida costuma surgir mesmo é quando negativo com negativo resulta em positivo. Vamos entender esse caso com dois exemplos: uma sequência numérica e uma situação cotidiana.
Exemplo 1: sequência numérica
Observe as multiplicações envolvendo –3:
–3 × 4 = –12
–3 × 3 = –9
–3 × 2 = –6
–3 × 1 = –3
–3 × 0 = 0
–3 × –1 = 3
–3 × –2 = 6
–3 × –3 = 9
–3 × –4 = 12
Repare que, quando cruzamos o zero e o outro fator passa a ser negativo, o resultado se torna positivo. Seguindo a sequência dos resultados, percebemos que a cada linha descemos 3 unidades para “cima” (ou seja, somamos +3). Pela lógica da progressão, em algum momento os valores teriam que entrar no lado positivo — o que acontece justamente quando os dois fatores são negativos.
Exemplo 2: situação cotidiana
Imagine uma pessoa que tem uma dívida de R$ 36 com o banco (representada como –36 no extrato). Agora, suponha que o banco esteja cancelando (cancelamento é representado pelo sinal de - ) dívidas para cada cliente indicado.
Se a pessoa indicar 3 clientes, temos:
–3 (quantidade de cancelamentos) × –36 (valor da dívida de cada cancelamento) = +108 de crédito.
O cliente devia 36; após receber 108 em créditos, ficará com R$ 72 positivos.
Nesse contexto:
O negativo representa a dívida.
O outro negativo representa o cancelamento da dívida.
Cancelar algo negativo gera um resultado positivo.
A divisão por ser a operação inversa da multiplicação, herda a regra automaticamente.
Conclusão
Sinais iguais → resultado positivo (+ × + = +) e (– × – = +)
Sinais diferentes → resultado negativo(+ × – = –) e (– × + = –)
Ainda ficou com alguma dúvida?
Caso alguma questão não tenha ficado totalmente clara ou haja interesse em aprofundar o conteúdo, nossa equipe está disponível para auxiliar.
No menu do blog, você encontra a opção de agendamento de aulas particulares. Basta acessar o menu, entrar em contato e escolher o melhor horário para o atendimento.




Comentários